Busca no Site
 
Página Inicial Agenda de Eventos Pedido de Oração Webmail Contato
Institucional
Cursinho - Renovação
Grupos de Oração
Agenda de Eventos
Galeria de Eventos dos Grupos
Galeria de Fotos
Galeria de Áudio
Galeria de Vídeo
Formação
Artigos Dom Anuar
Mensagem do Dia
Link's Úteis
Downloads
Webmail
Contato
ASSESSOR ECLESIÁSTICO
CENTRO DIA JOÃO PAULO II
CENTRO FORMAÇÃO KAIRÓS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COORDENADOR DIOCESANO
CRIANÇAS
CURA E LIBERTAÇÃO
CURSO PRÉ-VESTIBULAR
FAMÍLIAS
FÉ E POLÍTICA
FORMAÇÃO
INTERCESSÃO
JOVEM
LITURGIA
MECE
MÚSICA E ARTES
PREGAÇÃO
PROMOÇÃO HUMANA
SEMEADORES
UNIVERSIDADES RENOVADAS
ARTIGO DOM ANUAR
O Ano Santo da Misericórdia

A tradição remota a 1423, ano em que o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história um ano jubilar através de uma Porta Santa, na Basílica de São João de Latrão.

A abertura da Porta Santa de São Pedro remota ao natal de 1499. Nesta ocasião o Papa Alexandre VI quis que as Portas Santas fossem abertas não apenas em São João de Latrão, mas também nas outras basílicas maiores, de Roma: São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo extramuros.

Este ano no dia de 13 de março o Papa Francisco anunciou um Ano Santo Extraordinário, “Ano da Misericórdia”, que será aberto em Roma pelo Papa no próximo dia 08, e nas catedrais de todo o mundo no dia 13 domingo.

Em nossa Catedral de Maringá a nossa Santa Missa de abertura será às 15horas. Em sua fala dominical no dia 18 de novembro o Papa Francisco explicou o significado da Porta Santa no Ano Santo.

“Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande Porta da Misericórdia de Deus e essa é uma porta bela! Que acolhe o nosso arrependimento, oferecendo-nos a graça do seu perdão.

 

A porta generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores!

Aproveitemos esse momento que vem, e cruzemos o limiar desta Misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!

A porta da Misericórdia de Deus está sempre aberta, também as portas das nossas igrejas, das nossas comunidades, das nossas paroquias, das nossas instituições, das nossas dioceses, devem estar abertas, para que assim todos possam sair e levar essa misericórdia de Deus.

 

As pequenas portas das nossas igrejas abertas para deixar o Senhor entrar, ou as vezes sair.

A lugares no mundo em que não se fecham as portas com chaves, ainda há.

Mas há tanto onde as portas blindadas se tornaram normais. Não devemos nos render a ideia de dever aplicar esse sistema a toda nossa vida, a vida da família, da cidade, da sociedade. Tão menos a vida da igreja. Nada de portas blindadas na igreja, nada! Tudo aberto!

Quanta gente perdeu a confiança, não tem coragem de bater à porta do nosso coração cristão, as portas das nossas igrejas...

Gostaria de dizer uma palavra de gratidão para todos os guardiões das portas: dos nossos condomínios, das nossas instituições cívicas, das nossas igrejas. A todo ano vocês, guardiões de tantas portas, seja das casas, seja das igrejas, muito obrigado! Mas sempre com um sorriso.

Na verdade, sabemos bem que nós mesmos somos os guardiões e os Servos da Porta de Deus, e a Porta de Deus como se chama? Jesus!

Ele nos ilumina sobre todas as portas da vida, incluindo aquelas do nosso nascimento e da nossa morte. Ele mesmo afirmou isso: Eu sou á porta: se alguém entra através de mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. (Jo 10, 9) ”.

 

Jesus é a porta.

Que o símbolo da Porta Santa de nossa catedral de Maringá, seja a passagem para experimentar a Misericórdia de Deus.

 | SAIBA MAIS | »    Nossa solidariedade ao povo de Pinhão... »    Fujamos da tranquilidade... »    Política, Igreja e combate à corrupção... »    Casa Comum, nossa responsabilidade... »    O Ano Santo da Misericórdia... »    Novembro Azul... | TODOS OS ARTIGOS | 
 
Facebook

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA - ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ

Rua Topázio, 732 - Jardim Real

Maringá - Paraná

Fone: (44) 3026-8811

E- mail: rccmaringa@gmail.com