Busca no Site
 
Página Inicial Agenda de Eventos Pedido de Oração Webmail Contato
Institucional
Cursinho - Renovação
Grupos de Oração
Agenda de Eventos
Galeria de Eventos dos Grupos
Galeria de Fotos
Galeria de Áudio
Galeria de Vídeo
Formação
Artigos Dom Anuar
Mensagem do Dia
Link's Úteis
Downloads
Webmail
Contato
ASSESSOR ECLESIÁSTICO
CENTRO DIA JOÃO PAULO II
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COORDENADOR DIOCESANO
CRIANÇAS
CURA E LIBERTAÇÃO
CURSO PRÉ-VESTIBULAR
FAMÍLIAS
FÉ E POLÍTICA
FORMAÇÃO
INTERCESSÃO
JOVEM
LITURGIA
MECE
MÚSICA E ARTES
PREGAÇÃO
PROMOÇÃO HUMANA
SEMEADORES
UNIVERSIDADES RENOVADAS
ARTIGO DOM ANUAR
O escândalo da divisão entre cristãos

Esta semana o papa Francisco recebeu uma delegação da Igreja Evangélica Luterana da Suécia. Disse ele: “convido a todos a começar, reconhecendo os sinais dos tempos, o caminho da unidade para superar a divisão entre os cristãos, que não só se opõe à vontade de Cristo, mas que é também um escândalo para o mundo e prejudica a causa mais santa: a pregação do Evangelho a toda criatura”.

 

Irmãos e irmãs na fé e não adversários ou concorrência, disse o Santo Padre. “Católicos e luteranos são chamados a buscar e promover a unidade nas dioceses, nas paróquias, nas comunidades de todo o mundo”. O caminho é a unidade, não a uniformidade.

 

Hoje celebramos Pentecostes, quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos reunidos no Cenáculo. “Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2, 4). Este fato bíblico não é um fato do passado, mas uma ação atual que renova ainda hoje o caminho do povo de Deus.

 

O papa, falando de Pentecostes disse: “Espírito Santo nos ensina: é o Mestre interior, nos guia pelo caminho certo, através das situações da vida. Ele nos ensina a estrada, o caminho. Nos primeiros tempos da Igreja, o cristianismo era chamado ‘o caminho’ (cfr At 9, 2) e o próprio Jesus é o Caminho. O Espírito Santo nos ensina a segui-lo, a caminhar seguindo seus passos”.

 

Francisco ainda cita que “o Espírito de verdade e de caridade nos recorda tudo aquilo que Jesus disse. É o Espírito Santo que nos faz fazer este caminho: o caminho da memória histórica viva da Igreja. Em essência, o Espírito nos recorda o mandamento do amor e nos chama a vivê-lo. Um cristão que não revive os fatos históricos da fé, não é um verdadeiro cristão: é um cristão pelo meio do caminho, é um homem ou uma mulher prisioneiro do momento, que não sabe fazer tesouro da sua história, não sabe lê-la e vivê-la como história de salvação. Que o Espírito Santo reavive em todos nós os fatos históricos da fé cristã! E naquele dia, com os Apóstolos, havia uma Mulher da memória, aquela que desde o início meditava sobre todas aquelas coisas no seu coração. Havia Maria, nossa Mãe. Que Ela nos ajude neste caminho da memória”.

 

Hoje estamos concluindo a semana de oração pela unidade dos cristãos. Várias celebrações formam feitas em várias igrejas cristãs, obedecendo o testamento de Jesus: “Que todos sejam um para que o mundo creia”( Jo 17). “E o Espírito nos faz falar com os homens no diálogo fraterno. Ajuda-nos a falar com os outros reconhecendo neles os irmãos e as irmãs; a falar com amizade, com ternura, com brandura, compreendendo as angústias e as esperanças, as tristezas e as alegrias dos outros. Temos um longo caminho a percorrer na concretização da unidade. Por isso vale sempre o principio do ecumenismo: ‘Buscar o que nos une e não o que nos divide’”.

 

Como Jesus soprou sobre os apóstolos o Espírito Santo, também hoje Jesus sopra sobre a Juventude a força, a coragem, o entusiasmo a luz para que todos fiquem cheios do Espírito Santo. O Papa Francisco conclui a sua mensagem de pentecostes dizendo: “É a Mãe Igreja, que parte para servir. Recordemos a outra Mãe, a nossa Mãe que partiu com prontidão, para servir. A Mãe Igreja e a Mãe Maria: todas as duas virgens, todas as duas mães, todas as duas mulheres”. Também hoje pedimos: Vem Espírito Santo sobre todos nós!

 

Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá

 | SAIBA MAIS | »    Nossa solidariedade ao povo de Pinhão... »    Fujamos da tranquilidade... »    Política, Igreja e combate à corrupção... »    Casa Comum, nossa responsabilidade... »    O Ano Santo da Misericórdia... »    Novembro Azul... | TODOS OS ARTIGOS | 
 
Facebook

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA - ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ

Rua Topázio, 732 - Jardim Real

Maringá - Paraná

Fone: (44) 3026-8811

E- mail: rccmaringa@gmail.com